quarta-feira, 29 de junho de 2011

COMUNICADO

COMUNICAMOS QUE NÃO HAVERÁ INTRODUÇÃO AO ZEN-BUDISMO E ZAZEN(MEDITAÇÃO) PARA INICIANTES NESTES DOIS PRÓXIMOS DOMINGOS - DIAS 03 E 10 DE JULHO ÀS 17H.
AS DEMAIS ATIVIDADES PROSSEGUEM NORMALMENTE.

CAMPANHA DO AGASALHO


ESTAMOS ARRECADANDO ROUPAS, MEIAS E CALÇADOS FECHADOS PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO COLÉGIO SANTA MARTA, NO BAIRRO ARROIO DA MANTEIGA.
O INVERNO ESTÁ RIGOROSO E ESTA AJUDA PODE FAZER ALGUMA DIFERENÇA!

As entregas podem ser feitas no Zen Vale dos Sinos,Rua São Pedro, 1124-alto ou podemos buscar as doações conforme combinado.

Gasshô

sexta-feira, 24 de junho de 2011


" A iluminação não é algo que se atinge. É ausência de alguma coisa. A vida inteira a pessoa vai atrás de algo, perseguindo suas metas. A iluminação está em deixar tudo isso de lado. Entretanto, falar sobre ela não adianta muito. A prática precisa ser executada por cada um. Não há o que a substitua. Podemos ler a seu respeito durante mil anos e não adiantará de nada pra nós. É preciso que todos nós pratiquemos, e temos de fazer com todo nosso empenho pelo resto da vida. "

Charlotte Joko Beck
Mestra Zen, falecida no dia 15 de junho de 2011, aos 94 anos de idade.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Há 10 anos quando comecei a prática do zen, o impacto que o meu primeiro Mestre Moriyama e Monja Zuiten me causaram foi enorme. Por muito tempo eu os idealizei. Como já disse um dia, foram alvo das minhas melhores projeções. Os tinha como semi-deuses e não me ocorria que pudessem adoecer como qualquer outra pessoa. Pareciam imortais. Com a convivência, a confiança, o respeito e o aprendizado, foram se convertendo em gratidão. Foram as adversidades da vida, que não poupam ninguém, nem mesmo nossos mestres, que fizeram que eu os trouxesse para o reino dos humanos. Assim, consegui levar esta vivência para a próxima experiência com minha mestra, Monja Coen e me sentir mais próxima, mais real.
Hoje Mestra Joko Beck faz seu passamento, aos 94 anos de idade. Não a conheci pessoalmente mas aprendi muito com ela, lendo seus livros. Iluminada.
A lua brilha no céu.
Gate, gate
Paragate
Parasamgate
Bodhi-svaha

quarta-feira, 15 de junho de 2011


ZEN VALE DOS SINOS informa novo horário de zazen(meditação sentada)
QUANDO: Todas as quartas-feiras
HORÁRIO: 7h45 às 8h15
MONITOR: Sílvio Shuin

Aproveitamos e lembramos as demais atividades fixas:
Zazen
Sextas-feiras: 19h
Domingos: 19
Introdução ao Zen-Budismo e zazen para iniciantes: Domingos, às 17h

Gasshô

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CHARLOTTE JOKO BECK


Esta grande Mestra, nascida em 1917, está internada em um hospice(hospital para pacientes terminais) , nos EUA e, apesar de estar muito bem cuidada, está vivendo seus últimos dias.
Segue abaixo um trecho de uma carta divulgada nas redes socias, escrita por sua filha Brenda, e traduzida por Monge Genshô:

"Minha mãe, Joko, está agora no hospital e eu não espero que ela viva mais do que uma ou duas semanas. Eu a coloquei no hospice porque ela não estava comendo e perdia peso. Sei que ela é completamente feliz. Ela tem que estar na sua cama de hospital e ninguém diz que ela tem que se levantar e andar a cada hora. Ninguém está pedindo a ela para comer. Agora, ela vai ter porções no café, e talvez algo nas demais refeições e comer todo o seu sorvete de baunilha com calda de chocolate. Ela é feliz como um animalzinho, como ela me disse, irá morrer quando estiver pronta. Ela diz que é cedo. (...)"

Eis também o que disse Monja Coen:

"Minha primeira Mestra Zen, Charlotte Joko Beck está morrendo.
A carta de sua filha Brenda Chiko-san nos conta um pouco de seu estado iluminado e tranquilo.
Que possa passar em paz, na plena sabedoria e compaixão das pessoas que cumpriram de forma extraordinária a sua tarefa de transmitir o Buda Darma e elevar todos os seres ao nivel superior de compreensão da vida-morte.

Meu amor, meu carinho, minha saudade e o voto."


Eu, apesar de não ter tido a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, a admirava muito e apreciava os livros que escreveu. Eu vinha pensando muito nela nestas últimas semanas. Estamos estudando um livro seu no zendô. Fiquei profundamente emocionada ao saber da notícia. Profundas reverências.

terça-feira, 7 de junho de 2011


PALAVRAS DO DARMA



Como é que criamos meios expedientes para que as pessoas paguem suas dívidas?Mantenham seus créditos. Recebam créditos pelos créditos concedidos.

Como fazer para que cumpram seus compromissos? Assumam compromissos. Envolvam-se.

Sejam capazes de dar e manter a palavra dada.

Como é que eu mantenho a palavra dada?

Nós ainda acreditamos na palavra, na nossa própria palavra?

Acreditamos e confiamos em nós mesmos?

Muitas vezes fazemos um acordo, mas depois de poucos minutos mudamos de idéia.

No Darma de Buda confiamos nas palavras dos ensinamentos. Não apenas porque foram

palavras de Xaquiamuni Buda. Mas palavras que exprimem e apontam para o Caminho

supremo. As palavras dos sermões, ensinamentos de Buda, são os Sutras. Nossos acordos

e compromissos são os Preceitos, o Vinaya. Os comentários filosóficos, as várias

interpretações dessas palavras, são o Abidarma.

E o que há além de todas essas palavras? O que existe antes da palavra e da não palavra?

Você pode me dar sua palavra? Uma palavra de verdade?

Monja Coen

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Este era um dos lugares prediletos de Zuiten durante o verão. Fica nos arredores de Freizing, cidade perto de Munique.

Fui dar uma palestra sobre o Zen numa universidade, e eis que me cai nas mãos um material precioso, elabora por monja Zuiten mais a colaboração de monja Kohô, na época Jorge Melo. Trata-se de uma entrevista para o livro Bioética e Espititualidade, de José Roberto Godim et al.

"É a motivação com a qual fazemos uma coisa que cria carma. E a motivação está na direção correta quando buscamos respeitar a vida...Devemos olhar para nossas motivações orientados por uma visão que ultrapasse os acontecimentos de nossas vidas e interesses particulares.
Na visão budista, a vida não se refere só a vida humana, mas à vida em todas as manifestações: nos animais, nas plantas e minerais. Buscamos maneiras de viver conscientes disso. E quando criamos carma é como se colocássemos uma energia, um efeito dentro da corrente de nossa vida, que também toca as vidas dos outros, as gerações futuras, a terra, a natureza, tudo."