domingo, 24 de julho de 2011

MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO - NOVOS HORÁRIOS


HORÁRIO DE MEDITAÇÃO SENTADA - ZAZEN e demais práticas.

QUARTA-FEIRA: 7h30
TCHOKA-Cerimônia da manhã: 8h

QUINTA-FEIRA: 19H
Cerimônia de Kuyô: 19h30
Cerimônia dedicada às pessoas doentes, falecidas ou necessitadas.

DOMINGO: 19h
Estudo : 19h30

.
Cerimônia de Kuyô:

Cerimônia para pessoas doentes ou em sofrimento e falecidas. Caso deseje dedicar a cerimônia para alguém, envie os nomes para nosso email, especificando se a pessoa é viva ou falecida.

Frequência: Toda quinta feira, após o zazen das 19h.

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO:

17 h: Introdução ao Zen Budismo e zazen para iniciantes.
Contribuição: R$ 10,00
AGENDAMENTO PELO 9133-8990


Conversando com a monja: Aos domingos, às 16h30, sob agendamento.













sábado, 23 de julho de 2011

BUDAS NÃO SALVAM BUDAS


No retiro de treinamento ocorrido entre dias 1º e dia 10 em São Paulo, no Templo Tenzuizenji, tínhamos aulas pela manhã e à tarde. O tema era Bodidharma e seus ensinamentos:

" Budas não salvam Budas. Se você utilizar sua mente para procurar um buda, você não verá o buda. Uma vez que você procure por um buda alhures. você nunca verá que sua própria mente é o buda. Não use um buda para adorar um buda. E não use sua mente para invocar um buda. Budas não recitam sutras. Budas não mantém preceitos. E Budas não quebram preceitos. Budas não mantém ou quebram coisa alguma. Budas não fazem bem ou mal.
Para encontrar um Buda você tem que ver sua própria natureza. Quem que vê sua própria natureza é um Buda. Se você não vê sua natureza, invocar budas, recitar sutras, fazer oferendas e manter preceitos é inútil. Invocar budas resulta em um bom carma, recitar sutras resulta em boa memória, manter preceitos resulta em um bom renascimento e fazer oferendas resulta em futuras bençãos - mas não em budas. "
O Sermão do Ciclo da Vida - Bodidharma.

Coen Sensei nos relata uma passagem de seu treinamento monástico, no mosteiro feminino de Nagóia, com sua mestra Shundo Aoyama Roshi.
Sensei nos conta que ela era muito disciplinada e diligente com a prática. Quando presenciava alguma monja "fazendo corpo mole" ou não seguindo a risca os preceitos ou a rotina do mosteiro, ela ia até a Mestra lhe cobrando uma atitude. Certa vez a mestra lhe disse:
- Derreta o gelo.
- Então a senhora derreta o meu gelo, disse a monja Coen para sua mestra.
- EU NÃO. É O DARMA DE BUDA QUE DERRETE O GELO. Foi a resposta da mestra.

Fica mais fácil compreender o que nos dizia Bodidharma sobre Budas não salvam Budas.
Também nos coloca frente à nossa total responsabilidade por nossa vida e o que fazemos com ela.

" Vida e morte são de suprema importância.
Tempo rapidamente se esvai e oportunidade se perde.
Cada um de nós deve esforçar-se por despertar.
Cuidado! Não disperdice esta vida."
Verso ao final do último zazen da noite.




quarta-feira, 20 de julho de 2011

ORDENAÇÃO EPISCOPAL





No dia 09 de julho, acompanhamos Sensei Coen à Ordenação Episcopal de Dom Julio Endi Akamine, filho de imigrantes japoneses. Realizada na Catedral Nossa Senhora da Assunção, na Praça da Sé, a cerimônia teve como Ordenante Principal Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Catedral lotada, coral e orquestra entoando cantos em latim, lindíssimo, 3 horas de cerimônia. Certo momento está com a palavra Dom Julio falando sobre sua trajetória no sacerdócio. Em meio a sua fala ele compartilha uma orientação que sua mãe lhe deu nas semanas que antecederam a cerimônia de ordenação. Disse ela: "Meu filho, cuidado! Quanto maia alto subires na árvore, mais fracos ficam os galhos e mais forte bate o vento."
Sabedoria oriental?