domingo, 25 de setembro de 2011

Cerimônias na Vila Zen - 10 de setembro de 2011



No dia 10 de setembro de 2011, na Vila Zen, houveram três Cerimônias: (1) de inauguração do Templo dos Sanitários (Toso) e benção da imagem protetora (Ususamamyo); (2) benção da pedra fundamental do Zendô (Sodo) e lançamento de suas obras e (3) Cerimônia de Jukai de Carlos Claro Tenmyo, Edilma Lima Tokoho e Ronaldo Leal Honen.





Cerimônia de inauguração do Templo dos Sanitários (Toso) e benção da imagem protetora Ususamamyo

Benção no lançamento da pedra fundamental da construção do Zendô (Sodo)






domingo, 18 de setembro de 2011

sábado, 17 de setembro de 2011


"No Zen, o unio significa a volta ao lar, o restabelecimento de um estado primitivo, embora perdido.
O homem se sente, e vive, como um eu separado. O egocentrismo o leva ao egoismo, à autoafirmação e ao endurecimento do coração, limitando exageradamente tudo o que se refere ao não-eu. Ele se sente e se situa no Centro, se não conscientemente, pelo menos inconscientemente.
(...) O perigo especial consiste no fato de o homem, ingenuamente, não saber disso, e, se lhe explicarmos, não o poder entender. O desfiguramento da existência está relacionado com o seu egocentrismo. Seu olhar está perturbado.(...)

Sobre isso, o Budismo não prega. Seriam apenas palavras. O Budismo espera por aqueles que se sentem constrangidos e incertos, impulsionados por uma secreta saudade."

O Caminho Zen, Eugen Herrigel.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011


Joji-San compartilhando seu talento para música, a letra que fala sobre a prática em sanga de maneira leve e descontraída. Momento de alegria e confraternização. Obrigada por esse momento!
Posted by Picasa

sexta-feira, 2 de setembro de 2011