quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Para fazer zazen, é desejável um local tranquilo. Devemos ser moderados no comer e no beber, abandonando todo relacionamento deludido. Deixando tudo de lado, não pensemos nem no bem, nem no mal, nem no certo, nem no errado. Assim, tendo cessado a agitação da mente, abandonamos até mesmo a ideia de nos tornar Buda. Isto é verdadeiro não só para o zazen, mas para todas as nossas ações cotidianas, sem apego ao sentar ou ao deitar. Geralmente, colocamos um acolchoada quadrado no chão, onde vamos sentar, e sobre ele uma almofada redonda. Podemos sentar na posição de lótus ou na de meio lótus. Na primeira, colocamos o pé direito sobre a coxa esquerda, e em seguida o pé esquerdo sobre a coxa direita. As roupas devem ser folgadas, mas bem arrumadas. Em seguida, colocamos o dorso da mão direita sobre o pé esquerdo e o dorso da mão esquerda sobre a palma da mão direita, com as pontas dos polegares se tocando levemente. Devemos nos sentar perfeitamente eretos, nem inclinados à direita, nem à esquerda, nem para frente, nem para trás. As orelhas devem estar alinhadas com os ombros e o nariz alinhado com o umbigo. A ponta da língua deve ser colocada no céu da boca, e os lábios e dentes devem ficar fechados. Mantendo os olhos entreabertos, respiramos suavemente pelas narinas. Finalmente, tendo regulado corpo e mente, fazemos uma respiração profunda, movendo nosso corpo para a esquerda e para a direita e então, devemos ficar imóveis, sentados tão firmes quanto uma rocha. Existe o pensar, existe o não pensar e existe o inconcebível. Esta é a verdadeira base do zazen." Fukanzazengi - Mestre Dogen Comentários: O texto escrito por Mestre Dogen explica a posição ideal para fazer zazen. Para nós ocidentais é uma posição bem dificil pois estamos habituados a nos sentar em cadeiras. Assim, nosso corpo apresenta mais resistências à posião de lótus ou de meio lótus. Geralmente oriento a posição Birmanesa, que é sentar-se na almofada, cruzando as pernas. Insisto porém, na necessidade de que haja 3 apoios, ou seja, sentados na almofada de maneira que os quadris estejam mais elevados que as pernas e os dois joelhos apoiados no chão. Forma-se um triângulo que atua como um tripé, gerando equilíbrio e sustentação. Ajudar a evitar dores nas costa – lombar e cervical.

terça-feira, 22 de maio de 2012

FUKANZAZENGI REGRAS UNIVERSAIS DO ZAZEN Manual de meditação do mestre Eihei Dogen – Japão, 1200 – 1253 d C.

Agora, quando procuramos a fonte do Caminho, descobrimos que é universal e absoluta. Torna-se desnecessário distinguir entre prática e iluminação. O ensinamento supremo é livre, então por que deveríamos estudar os meios de atingí-lo? Sem dúvida, o Caminho está bem longe da delusão. Porque, então, preocupar-se com os meios de eliminá-la? O Caminho está completamente presente onde você está, então qual a necessidade de prática e de iluminação? Contudo, se houver a menor diferença entre você e o Caminho, o resultado será uma separação maior ainda que aquela entre o céu e a Terra. Se surgir o menor pensamento dualista, você perderá sua mente-Buda. Por exemplo, algumas pessoas se orgulham de sua compreensão, e acreditam que estão ricamente dotadas com a sabedoria de Buda. Crêem que já alcançaram o Caminho, iluminaram suas mentes e conquistaram o poder de tocar os céus. Imaginam que estão andando no reino da iluminação. Mas o fato é que quase perderam o Caminho absoluto, que está além da própria iluminação. Devemos prestar atenção ao fato que até mesmo Shakyamuni Buda praticou zazen durante seis anos. Veja Bodhidarma, que transmitiu a mente-Buda: ainda podemos sentir o eco dos nove anos em que ficou sentado de face para a parede praticando zazen, no templo Shaolin. Já que estes antigos sábios eram tão diligentes, como podem os praticantes dos dias atuais deixar de praticar zazen? Devemos parar de correr atrás de palavras e de letras e aprendermos a nos retirar e refletir sobre nós mesmos. Quando assim fazemos, nosso corpo e mente são naturalmente abandonados, e nossa natureza-Buda original se manifesta. Se almejamos realizar a sabedoria de Buda, devemos começar a praticar imediatamente. (continua) Texto escrito por Mestre Dogen, patriarca fundador do Zen no Japão, logo que ele voltou da China para o Japão, quando tinha por volta de 26 anos. Nesta parte do texto ele responde ao questionamento de que se todos possuem natureza-Buda, por que é necessário praticar?

sexta-feira, 11 de maio de 2012

INSTITUIDO O DIA DE BUDA SHAKYAMUNI Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.623, DE 9 DE MAIO DE 2012. Institui o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni e o inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos Brasileiro. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Fica instituído o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni a ser comemorado, anualmente, no segundo domingo de maio. Art. 2o A data comemorativa ora instituída passará a constar do Calendário Oficial de Datas e Eventos Brasileiro. Art. 3o O Poder Executivo poderá, nos termos da lei, apoiar eventos ligados à comemoração da data ora criada, inclusive autorizando o uso de espaço público, visando à preservação da tradição religiosa e dos valores culturais. Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 9 de maio de 2012; 191o da Independência e 124o da República. DILMA ROSSEFF Anna Maria Buarque de Hollanda

terça-feira, 1 de maio de 2012