quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dia de treinamento no Via Zen, com  um dia todo de aula com Zentchu Sensei, que voltou recentemente do Japão, onde esteve por quase 4 anos em treinamento monástico, no mosteiro feminino de Nagoya, sob orientação da Abadessa Shundo Aoyama Roshi. Muita informação e aprendizado!
Gasshô!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Foi com muita alegria que recebemos a visita de Zentchu Sensei, recentemente chegada do Japão, onde esteve em treinamento monástico durante 4 anos. Tivemos a grande honra de poder ouvir o compartilhar de suas experiências durante este processo. Gratidão!


quinta-feira, 17 de abril de 2014

GOTAN SESSHIN

De acordo com o calendário Zen-Budista da escola japonesa Soto-Shu, dia 08 de abril do ano de 2580, nasceu Shakiamuni Buda. O Gotan Sesshin é um retiro para celebrar esta data, o nascimento daquele que veio a ser o Ser mais venerável, completamente banhado pelas águas da sabedoria perfeita.
Ao final do retiro celebra-se uma cerimônia muito bonita e significativa, quando todos se encaminham ao altar, enquanto se recita os sutras, e cada um e cada uma oferece incenso e banha a imagem do Buda menino com chá. É um gesto simples mas comovente pois nos remete à nossa própria capacidade de nos deixarmos banhar e purificar acessando sabedoria ilimitada.

Que os méritos dessa prática se espalhem a todos seres e que possamos todos nos tornar e realizar a perfeita sabedoria iluminada.















sexta-feira, 11 de abril de 2014

COMUNICADO


A comunidade Zen Vale dos Sinos comunica que estará em retiro no Vila Zen nos dias 11,12 e 13 de abril, no sesshin que celebra o nascimento de Xaquiamuni Buda.


Devido a isso não haverá atividade no nosso centro nesse final de semana.