
domingo, 31 de outubro de 2010
DIA 31 DE OUTUBRO DE 2010 ENTRA PARA A HISTÓRIA.

sábado, 30 de outubro de 2010
PALAVRAS DO DARMA
Silêncio! Não peça nem espere nada. Caminhe dignamente. A cada passo seu,a terra toda se comove. Veja a luz e a sombra. Não escolha.As trevas não são assustadoras nem a claridade é sedutora.
Silêncio! Não peça nada, nem espere nada. Só assim suas mãos estarão cheias. Trabalhe dignamente. Cada gesto seu transforma o mundo. Veja os bons e os maus. Não discrimine. Os marginais não devem ser mais temidos do que os que marginalizam pessoas. E todos fazem parte da grande irmandade.
Silêncio! Não peça nem espere nada. Mas tome uma atitude. Construa o mundo a sua imagem e semelhança.
Vá. Faça a luz com a sua própria luz. Leve sabedoria e compaixão, sem escolher entre esse ou aquele coração.
Monja Coen
terça-feira, 26 de outubro de 2010
domingo, 24 de outubro de 2010
ZAZENKAI - RETIRO DE UM DIA
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
domingo, 17 de outubro de 2010
PROGRAMAÇÃO RETIRO
RETIRO DIA 23/10/2010
ZAZENKAI
Programação
7h30 – Chegada e Orientações
8h00 – Zazen(meditação sentada) 25’
9h00 – Tchôca(cerimônia da manhã)
9h20 – Chá e café
9h30 - Samu(trabalho em comunidade)
10h00 – Oficina sobre a prática do Orioky.(Cerimônia do Almoço)
10h30 – Zazen(30)
11h00 - Estudo do Darma( apostila do curso de preceitos)
11h45 – Cerimônia do meio-dia
12h00- Almoço formal
13h00- Intervalo para descanço
14h00- Estudo do darma – OS SELOS DO DARMA.
15h00 – Zazen e Kinhin no pátio. 20’ 20’ 20’
16h00 – Roda do Darma
16h45 - Cerimônia de Encerramento.
terça-feira, 5 de outubro de 2010

PALAVRAS DO DARMA
Sustentável é o que pode ser sustentado. Sustentar é segurar por baixo, servir de escora, impedir que caía, suportar, amparar, conservar, manter, alimentar física ou psiquicamente, prover, dar ânimo, sofrer com resignação, agüentar, pelejar a favor de, estimular, alimentar, nutrir.
Isso não significa concordar. É necessário que tenhamos uma grande diversidade de visões e de sonhos. Por que o discordar nos enraivece e limita?
O “eu” não é importante quando compreendemos que ele é sustentado por elementos “não-eu”.
Sustentar não é fácil. Um projeto, um ponto de vista, uma família, saúde, sistemas de relacionamentos. Por que ficamos o tempo todo apenas criticando ou querendo nos exibir como os únicos capazes?
Monja Coen
domingo, 3 de outubro de 2010
OS TRÊS TESOUROS.
Os Três tesouros, o Budha, o Dharma e a Sangha, são o refúgio do praticante. Tomamos refúgio em Buda porque é um grande mestre. Tomamos refúgio no Dharma porque é um bom remédio. Tomamos refúgio na Sangha porque são bons amigos. Somente quando tomamos refúgio nos três tesouros é que nos tornamos discípulos de Budha. O mérito de tomar refúgio em Budha, no Dharma e na Sangha inevitavelmente surgirá quando houver uma comunicação espiritual entre o praticante e o caminho. Quando há uma comunicação espiritual entre o praticante e o caminho, todos os seres, sejam eles celestiais, humanos, infernais, demônios famintos ou animais, também tomam refúgio. Aqueles que tomam refúgio, vida após vida, tempo após tempo, existência após existência, lugar após lugar, estarão sempre avançando e seguramente acumulando méritos, atingindo a completa e perfeita iluminação. Devemos perceber que o mérito dos três refúgios é o mais honrado, o mais elevado e o mais profundo que se pode conceber.”
Dogen Zenji