sábado, 23 de julho de 2011

BUDAS NÃO SALVAM BUDAS


No retiro de treinamento ocorrido entre dias 1º e dia 10 em São Paulo, no Templo Tenzuizenji, tínhamos aulas pela manhã e à tarde. O tema era Bodidharma e seus ensinamentos:

" Budas não salvam Budas. Se você utilizar sua mente para procurar um buda, você não verá o buda. Uma vez que você procure por um buda alhures. você nunca verá que sua própria mente é o buda. Não use um buda para adorar um buda. E não use sua mente para invocar um buda. Budas não recitam sutras. Budas não mantém preceitos. E Budas não quebram preceitos. Budas não mantém ou quebram coisa alguma. Budas não fazem bem ou mal.
Para encontrar um Buda você tem que ver sua própria natureza. Quem que vê sua própria natureza é um Buda. Se você não vê sua natureza, invocar budas, recitar sutras, fazer oferendas e manter preceitos é inútil. Invocar budas resulta em um bom carma, recitar sutras resulta em boa memória, manter preceitos resulta em um bom renascimento e fazer oferendas resulta em futuras bençãos - mas não em budas. "
O Sermão do Ciclo da Vida - Bodidharma.

Coen Sensei nos relata uma passagem de seu treinamento monástico, no mosteiro feminino de Nagóia, com sua mestra Shundo Aoyama Roshi.
Sensei nos conta que ela era muito disciplinada e diligente com a prática. Quando presenciava alguma monja "fazendo corpo mole" ou não seguindo a risca os preceitos ou a rotina do mosteiro, ela ia até a Mestra lhe cobrando uma atitude. Certa vez a mestra lhe disse:
- Derreta o gelo.
- Então a senhora derreta o meu gelo, disse a monja Coen para sua mestra.
- EU NÃO. É O DARMA DE BUDA QUE DERRETE O GELO. Foi a resposta da mestra.

Fica mais fácil compreender o que nos dizia Bodidharma sobre Budas não salvam Budas.
Também nos coloca frente à nossa total responsabilidade por nossa vida e o que fazemos com ela.

" Vida e morte são de suprema importância.
Tempo rapidamente se esvai e oportunidade se perde.
Cada um de nós deve esforçar-se por despertar.
Cuidado! Não disperdice esta vida."
Verso ao final do último zazen da noite.




Nenhum comentário:

Postar um comentário