quinta-feira, 1 de março de 2012

RETIRO PARINIRVANA DE BUDA



O vídeo abaixo foi feito pela praticante Luciana onde faz um depoimento sobre sua vivência no retiro.

Muito bonito o que ela compartilha. Um retiro na Vila Zen, além das práticas formais como o zazen, refeições nos oriokis, cerimonial e liturgia, proporciona a possibilidade de um profundo contato com nossa natureza original, através do contato com a terra, com a chuva, com a horta com sua lindas verduras, o cantar dos pássaros, a companhia amorosa dos cachorros( "monge" Kurô e as "senseis" Una e Belinha), cozinhar, costurar , tomar chimarrão e contemplar, compartilhar, sentir, servir...é fazer o caminho de volta pra casa e fazer-se novamente criança que a tudo se encanta e se alegra.

Parabéns ao Monge Dengaku e Monja Shoden, ao Monge Jodi, o mais novo dragão do Sul.

O cansaço passa, a obra fica.

Gasshô!





Registro do retiro Zen Buddhista de Carnaval (18 a 25 de fevereiro de 2012 / 2578 - Ano Buddha) feito no Vila Zen em Viamão, extensão do Via Zen de Porto Alegre.


Nenhuma descrição poderá explicar a emoção vivida lá entre seres maravilhosos e pessoas tão amorosas, tão compassivas! Pela primeira vez experimentei como real a utopia da "igualdade, liberdade e fraternidade". Sim, é possível viver com simplicidade, paz e alegria em comunidade! Onde não existe propriedade ficamos livres da ganância e, quando trabalhamos com um sorriso no rosto, em prol de todos, somos libertos do egoísmo; e isso é um enorme alívio! Daqui, nada material se leva e, geralmente acumulamos mais do que realmente precisamos. Isso nos aprisiona no medo da perda, do roubo... Pela primeira vez, eu VIVI, e digo: sim, é possível uma vida feliz, na compaixão, na comunhão, na generosidade, no desapego, no amor maior, vivendo o aqui e agora... Esse é o mundo que quero para mim e para todos!

Uma lição de vida que jamais será esquecida!

A todos, minha eterna gratidão!

"Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres e que possamos todos e todas nos tornar o caminho iluminado!"

_/\_ Mãos em prece! (Gasshô!)

Músicas: Tissarana (Zazen) - Bruno Mitih e Vilarejo - Marisa Monte

Categ

Um comentário: