segunda-feira, 2 de junho de 2014

QUE VENHAM AS VISITAS!

QUE VENHAM AS VISITAS!
Fazem quase 30 anos que me formei em psicologia e desde então sempre trabalhando como psicoterapeuta, na escuta da história singular que cada um tem de si.
E por falar em escuta, durante a faculdade, deveria estar no quarto ou quinto ano, tive uma vivência que me marcou. Eu estava no banheiro e escutei duas serventes que limpam os banheiros conversando. Uma dizia que ia receber visitas e que estava se preparando ...ATÉ MORTADELA TINHA COMPRADO... Aquela frase cravou em mim pois eu sabia muito bem o que era isto. Quando pequena, mortadela, presunto, eram luxos, só tinha em casa quando vinha alguma visita. Como éramos em quatro crianças, a gente queria aproveitar, mas mamãe nos cutucava por debaixo da mesa pois as visitas tinham a preferência, depois se sobrasse, podíamos comer.
Naquela época vinham visitas do interior, parentes que ainda moravam nas colônias. Quanta alegria! Também vinham as comadres e eu fazia questão de sentar-me na rodinha para escutar as conversas e, de vez em quando ganhar um mate. Isto quando não me mandavam chupar o rabo do gato.
Nessas vivências ia aprendendo a receber os de fora: A casa ficava mais arrumadinha, coisinhas especiais para comer, um bolinho, um café, uma mortadela, queijo, manteiga...e, as gente de dentro fazendo sala, recebendo com afeto e cordialidade.
Isto me ajudou muito quando, já casada, fazer os aniversário dos meus filhos...receber os amigos e amiguinhos.
As vezes as visitas nos pegam de surpresa e a gente tem que improvisar, tentando receber da melhor maneira possível. As vezes não estamos com vontade de receber visitas, ou porque elas não fazem parte de nosso afetos prediletos, ou podemos não estar num momento bom, por vezes não estamos preparados para a despesa de uma visita. Mas em todo caso podemos escolher receber bem ou não, oferecendo àquilo que se tem de melhor, o que pode ser o melhor dos presuntos ou uma simples mortadela.
Esse olhar simples de uma dona de casa pode ajudar nesse momento que o maior evento esportivo do mundo se aproxima. Vamos escolher receber bem todos os visitantes que vem para prestigiar? Vamos arrumar a casa? Que tal algumas bandeiras?
O BRASIL é a nossa casa e podemos aproveitar essa experiência tão desafiadora para mostrar para nós mesmos e para o mundo todo a nossa capacidade para sermos acolhedores, confiáveis, amistosos, um povo hospitaleiro e generoso. Então que tal sorriso no rosto, fazer um voto de cordialidade para que toda a humanidade possa assistir com alegria este belo espetáculo. O mundo precisa de alegria. Nesses próximos dias vamos oferecer o melhor que temos pois é das visitas a mortadela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário