sexta-feira, 21 de outubro de 2016

TEXTO DO AMIGO NANU MUGAI


Como os dois lados de um guidão de bicicleta: Se uma das mãos pesar mais que a outra, caímos. E a queda nos ensina a estabelecer uma maior harmonia entre as duas mãos. Ainda assim é provável que cairemos algumas vezes até o ajuste fino ser alcançado. Cada queda fará parte do aprendizado. Um dia, de repente, percebemos que estamos andando de bicicleta; nos equilibrando e sentindo a satisfação do passeio. A julgar pelo que noto naquelxs que já “andam de bicicleta” com maestria, após concluído o aprendizado básico, sequer lembramos da mão esquerda e da mão direita; só existe “andar de bicicleta” - o que não é sinônimo de estar imune a novas quedas como parte de um aprendizado ainda mais aprimorado. Tenho a impressão de que é assim com o binômio percepção/expressão. O que nossos "ouvidos e olhos" estão nos propiciando em possibilidades e profundidade de percepção da realidade? O que nossas "mãos e boca" estão dizendo para o outro? Essa máquina de ver e ouvir se interpõe entre nossa percepção E a realidade. É útil e também é ilusória; de forma que, em última análise, o que vemos e ouvimos é nós mesmos. Da mesma forma, o que expressamos - durante - é expressado por nós. Já o que "o outro" percebe, é elx mesmx.
Quando sento-me em Zazen a prática primária é de percepção. Seguir a percepção da realidade incluindo suas camadas. Há dor? Percebo a dor. Há pensamento? Percebo o pensamento. Há memória? Percebo a memória. E assim prossegue por várias camadas. Não é que uma camada tenha sumido, ela está lá, mas outra foi incluída e assim por diante. Durante, percepções equivocadas ou mais ilusórias se dissipam em mais apurada percepção da realidade. E, como efeito colateral, minha participação no mundo se torna mais consciente e inclusiva. Quando sento-me em outras técnicas de meditação a prática primária é de criação. Seguir coadunando níveis de percepção com exercícios de vontade criacional. Emoções, memória e criação mental têm função ferramental. E minha participação no mundo também se torna mais consciente e inclusiva.
É a realidade e não a idealização a matéria prima do que há, do que é; e surge o que faço. Há um eu - e seu nível de efetividade e realidade é apenas parte do processo - que se vale da utilidade de existir como agente. Eu só será útil enquanto for capaz de exercitar algum nível de existência. Após suprimido, a natureza pode se aprimorar, mas a ação perde em execução – neste mundo da ação. Parece um jogo muito fino e delicado.

Talvez o centro da condução equilibrada dessa bicicleta seja "ouvidos e olhos" preparados para perceberem a realidade da forma mais clara e "mãos e boca" preparados para expressarem da melhor forma ao outro aquilo que seja mais benéfico para o outro perceber como espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário