quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS


FÓRUM SOCIAL DA RESISTÊNCIA
21 A 25 DE JANEIRO DE 2020
SÃO LEOPOLDO E PORTO ALEGRE


FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO

 Tive a grande fortuna de participar dos Fóruns Sociais Mundial, que aconteceram em Porto Alegre nos idos anos 2001. O slogan é de que Um Outro Mundo é Possível. Era um movimento de alegria e esperança , que inclusive coincidiu com a vitória do presidente Lula e sua sucessora. E o mundo estava melhor para milhões de brasileiros. Porém, os ataques imperialista e capitalista tem demonstrado que o alinhamento dos poderes opera como resistência às mudanças – retrocessos, conservadorismo, alianças espúrias, fake News, perseguições políticas, censura ,  estado repressor e punitivista, encarceramento da população pobre, jovem e negra, criminalização da pobreza, desemprego e retirada de direitos trabalhistas, precarização de toda a sorte...tudo isto nos coloca hoje no lugar de resistência. Nesse momento, eu acredito que outro mundo é possível sim. O mundo da miséria, da ignorância, da avidez, da exclusão, do aviltamento do bem viver, onde cada vez mais, o povo vai ter impedido seu acesso à direitos básicos de ter o mínimo  que necessitam para ter uma vida digna.
O Brasil sempre teve na sua identidade, uma forte presença religiosa.  A religião católica foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado Laico.
Outra marca é o sincretismo religioso. Eu sou religiosa, uma monja budista. Qdo fui ordenada em 2009, eu não tinha nenhum ativismo político. Hah! Como é bom a democracia. Eu estava no jardim da infância, indo para as primeiras séries, só comprometida em aprender os ensinamentos do Buda, como uma criança aprendendo a ler e escrever.  A partir de 2013 eu já era uma adolescente da prática religiosa e comecei a perceber que ser religiosa na América Latina é algo bem complexo. Os votos que eu fiz são de salvar todos os seres. Todos os seres inclui água, floresta, animais e seres humanos...todas as manifestações da vida. Como diz o poeta Marcelo Barros ...”Somente quem vive com a terra uma relação de amor escuta a voz da pedra.”
E, parece que viramos todos pedras, pois está faltando esse amor que nos unifica. Será que viramos todos pedras no caminho dos ricos e poderosos? Do deus mercado?
Na minha opinião, o Brasil sofre o maior e pior ataque à sua soberania e ao seu povo de todos os tempos. Às forças do capital aliaram-se aos oportunistas: Exército, Judiciário, os principais meios de comunicação , campanhas políticas desonestas e bancadas pelos grandes endinheirados, quando não eles próprios grandes oligarcas do país, o que culminou nas bancadas da bala, dos bancos, do boi e também da bíblia, com os evangélicos, que transformaram seu projeto religioso em projeto de poder – trazendo o fundamentalismo religioso para o Brasil. A combinação perfeita para impor um futuro desastroso e sombrio para o país.
O estado é laico e isto deveria ser respeitado e seguido. Partidos políticos de religiosos devem ser proibido. Talvez um dia.
Agora, nesse tempo histórico, só nos resta ser resistência!
São muito pobres os nossos ricos. Como espíritos famintos, à eles está inacessível a suficiência e o contentamento com a existência.
Obrigada.
Fala de Monja Kokai no Fórum Social das Resistências.






21 DE JANEIRO A 26 DE JANEIRO DE 2020

Entre as cidades de Porto Alegre e São Leopoldo, aconteceu o FSR.
Porquê um outro mundo é possível e necessário!








Nenhum comentário:

Postar um comentário