terça-feira, 13 de abril de 2010

COEN ROSHI E O QUE É SER MONJA?

NESTE MÊS DO NASCIMENTO DE BUDA UMA HOMENAGEM AS MONJAS E MONGES


O que é ser monja? É servir. É meditar. É orar. É aprender. É ensinar. É praticar o Darma. É transmitir o Darma. O que é o Darma? A lei verdadeira. Ensinamentos de Buda. Quem é Buda? Onde está o ser iluminado? Onde está a mente iluminada?

Ser monja é questionar. E questionar. E questionar. Até se tornar a questão e romper as barreiras entre o eu e o outro. Ser monja é fazer parte de uma tradição hierárquica patriarcal antiga. É modificar essa tradição com nossa prática-vida. Ser monja é seguir o caminho de Buda. É usar roupas antigas de muitos panos. Vestir o manto de Buda. E sua pele se torna o manto, o próprio Buda.

É descobrir o contentamento irremovível, a alegria indescritível de poder fazer o bem a todos os seres... Ser monja é não exigir. É servir...

Ser monja é acreditar na transformação mental. Acreditar que outro mundo é possível. É tornar possível outro mundo neste mundo. Nirvana, paz, tranqüilidade nesta vida, em vida.

É satisfazer-se com pouco. É não ter rancores, ódios. É pedir o fim da violência, das injustiças. Ser monja, minha pobre irmã norte americana que morreu em terras brasileiras, é morrer no caminho. É entregar-se ao sagrado. É cuidar, ouvir e enxugar lágrimas. Encorajar. Jamais desistir. É ter fé no Darma, a verdade, e em suas leis corretas.

É ter fé na Sanga, a comunidade dos praticantes – irmãos e irmãs de vida consagrada.

Manter a mente de não saber, sem preconceitos, aberta ao novo. Testemunhar e entregar-se a realidade. Agir para transformar, sem jamais ferir ou violentar. Ser monja é ser. Ser monja é interser. Ser monja é perceber que não sabemos nada e ainda assim o Darma é. Mãos em prece.

Monja Coen


Nenhum comentário:

Postar um comentário