quinta-feira, 9 de junho de 2011

CHARLOTTE JOKO BECK


Esta grande Mestra, nascida em 1917, está internada em um hospice(hospital para pacientes terminais) , nos EUA e, apesar de estar muito bem cuidada, está vivendo seus últimos dias.
Segue abaixo um trecho de uma carta divulgada nas redes socias, escrita por sua filha Brenda, e traduzida por Monge Genshô:

"Minha mãe, Joko, está agora no hospital e eu não espero que ela viva mais do que uma ou duas semanas. Eu a coloquei no hospice porque ela não estava comendo e perdia peso. Sei que ela é completamente feliz. Ela tem que estar na sua cama de hospital e ninguém diz que ela tem que se levantar e andar a cada hora. Ninguém está pedindo a ela para comer. Agora, ela vai ter porções no café, e talvez algo nas demais refeições e comer todo o seu sorvete de baunilha com calda de chocolate. Ela é feliz como um animalzinho, como ela me disse, irá morrer quando estiver pronta. Ela diz que é cedo. (...)"

Eis também o que disse Monja Coen:

"Minha primeira Mestra Zen, Charlotte Joko Beck está morrendo.
A carta de sua filha Brenda Chiko-san nos conta um pouco de seu estado iluminado e tranquilo.
Que possa passar em paz, na plena sabedoria e compaixão das pessoas que cumpriram de forma extraordinária a sua tarefa de transmitir o Buda Darma e elevar todos os seres ao nivel superior de compreensão da vida-morte.

Meu amor, meu carinho, minha saudade e o voto."


Eu, apesar de não ter tido a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, a admirava muito e apreciava os livros que escreveu. Eu vinha pensando muito nela nestas últimas semanas. Estamos estudando um livro seu no zendô. Fiquei profundamente emocionada ao saber da notícia. Profundas reverências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário