segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MUTUCA


Estava em meu quarto conversando com uma mulher que me dizia encontrar-se em uma situação difícil, que pensava até em suicidar-se, quando entrou de repente uma mutuca. Tentando sair, a mutuca bateu violentamente contra a janela e caiu por terra, atordoada. Depois de um certo tempo, retomou o vôo e continuou a se bater repetidamente contra o mesmo ponto, tentando sempre sair.
Lembrei-me então do Mestre Zen Fugai e contei a ela a seguinte história:
Quando o Mestre morava em um templo quase em ruínas, em Osaka, recebeu a visita de um milionário que veio lhe falar de seus problemas. Nesse momento, uma mutuca entrou e começou a se bater contra a janela. O Mestre observava atentamente a mutuca, não parecendo prestar atenção às dificuldades do homem rico. Impaciente, o visitante falou com ironia: "Parece que o senhor gosta muitíssimo de mutucas. "
O Mestre Zen respondeu:
"Desculpe, sinto muito, mas estou com pena da mutuca. Este templo é conhecido por seu estado de ruínas, com buracos por todo lado. Embora esteja livre para sair voando por qualquer fresta, esta mutuca continua batendo a cabela sempre no mesmo lugar, como se fosse a única saída. Se continuar assim acabará morrendo. Mas não é só a mutuca que causa pena, não é?"

PARA UMA PESSOA BONITA - Contos de uma Mestra Zen
Shundo Aoyama Roshi

Nenhum comentário:

Postar um comentário