quarta-feira, 15 de setembro de 2010

RETIRO COM COEN ROSHI



Mais uma vez nos retiramos para estarmos mais próximos de nós mesmos, nos conhecermos melhor através da atenção plena. Atenção ao que sentimos, pensamos, nossa respiração, como nos movemos, caminhamos, sentamos, dormimos, comemos...No silêncio do zazen, do samu, do cozinhar, do alimentar-se. O silêncio que nos permite ouvir melhor os sons da natureza, o canto dos pássaros, o cacarejo da galinha do mato, o som da chuva.

Atenção aos ensinamentos de Sensei que foram muitos. Dentre eles, compartilho alguns.

O mosteiro em que os monges e monjas ordenados por Coen Roshi estão formalmente registrados no Japão, chama-se Daiyuzan Saijo Ji. O peculiar desse templo é que nele não são feitas cerimônias e preces aos felecidos e ancestrais. As pessoas se dirigem a este mosteiro para fazer pedidos. As orações são todas para que os pedidos e os desejos das pessoas sejam realizados: sucesso nos negócios, prosperidade, casamento, êxito nos estudos, nos relacionamenos, etc.

Sensei nos fala que nem sempre é fácil saber o que realmente desejamos.

Faça agora um pedido!

Você sabe o que deseja?

As vezes nosso desejo é difuso e carece de objetividade. As vezes vai além da possibilidade concreta de realização, por exemplo, querer ganhar sozinho a mega - sena, acumulada.

Quando sabemos realmente o que desejamos, provavelmente isto vai se realizar. Será por que o pedido foi feito com tanta fé que que ele se realizou? Não terá a fé contribuido para manter o foco, e a partir daí gerar causas e condições necessárias à sua realização?

Algo parecido acontece quando o arqueiro identifica o alvo e mira em sua direção. A águia quando caça. O mergulho da flecha, o mergulho da águia. A investida é certeira. Não se desvia e nem se distrai. Desejo e Realização – Um só. Já não há separação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário