segunda-feira, 24 de maio de 2010

A meditação e seus pequenos milagres

zazen

A meditação é uma prática, um experimentar e sentir o nosso lado interno. Esta prática consiste essencialmente em uma redução de ritmo do nosso corpo e da nossa mente. Ao sentar-se confortavelmente, com a espinha ereta, relaxado e vigilante, focando a entrada e saída do ar das narinas, já produzimos um pequeno milagre: corpo estático, talvez pela primeira vez em anos, dando-nos chance de respirar tranquilamente, sem outro objetivo que não respirar e observar a respiração.

Quando os pensamentos e emoções vierem, apenas observe, sem se deixar levar por eles, aguardando que passem como nuvens no céu, e voltando a observar a respiração tantas vezes quantas forem necessárias. Esta é uma primeira técnica e não tem a nada a ver com perfeição: basta voltar à respiração tantas vezes quanto preciso. Alguns minutos pela manhã e alguns minutos à noite, seu bem estar vai determinar a extensão do tempo.

O segundo milagre é termos criado um observador interno, um artifício, que de agora em diante mantém seus pensamentos e emoções no seu radar interno, como que projetados em uma tela, tirando deles a força que possam ter, e ajudando-o a controlar seus impulsos, notadamente aqueles que causam dano a você e aos outros.

Com a prática, este controle não terá a sensação de privação de algo, mas a sensação de ter criado um espaço, um pouco mais de liberdade frente aos impulsos que antes nos controlavam de forma danosa. Este é o terceiro milagre.

O quarto milagre é que todos os seus padrões repetitivos de pensamento e ação ficarão a cada dia mais claros, e sua própria força vital lhe mostrará o caminho para se libertar deles.

Se você combinar esta prática com a criação de relações cordiais e respeitosas, o resultado é uma vida mais serena e alegre, e, com o tempo, uma visão mais precisa da realidade, que o ajude a reduzir o sofrimento nesta vida. Quando o momento chegar, aparecerá um professor interno, que o levará a procurar um professor externo, cuidadoso e compassivo, para ajudá-lo a explorar este lindo e poderoso caminho.


2 comentários:

  1. Olá, Monja.
    Uma única vez pratiquei a meditação seguindo os ensinamentos da Monja Coen e me lembro ser em um dia onde precisava de mta paz interior...
    Me lembro q foi maravilhoso!!!
    Descobri uma sensação energética mto boa em meu corpo e quase q instantaneamente, a minha mente parecia ter se acalmado e clareado.
    Acredito q vou voltar a praticar, pois sinto q foi algo q me fez mto bem, me levou como vc diz no texto, p um lindo e poderoso caminho.
    Os quatro milagres q vc citou, comente em um dia de prática, pude sentir.
    Fiquei com dúvida em um ponto q vc disse: Basta voltar a respiração tantas vzs qto for preciso.
    O q quis dizer com isso?

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir
  2. Voltar para a respiração quantas vezes for necessário significa retomarmos a atenção plena no aqui e agora, na nossa postura e no ar que respiramos. É fácil nos deixar levar pelos pensamentos que levam a nossa mente para o passado ou para o futuro. Mas este não é o momento presente. Quanto ao texto, realmente muito bonito, observe que não foi escrito por mim.
    Um bom dia para você.
    Monja Kokai

    ResponderExcluir