domingo, 11 de julho de 2010

QUEM CUIDA DAS NOSSAS MENINAS?



Ainda lembramos de Isabela Nardoni e agora, o triste fim de Elisa e Mércia. Estes fatos nos fazem ficar estarrecidos com a proporção que pode chegar a maldade e a crueldade humana.

Da perspectiva da psicanálise, pode-se descrever esse desfecho como o resultado de importantes privações ocorridas na primeira infância, no caso de Bruno e de Eliza. Ausência da figura paterna, abandono da mãe, substituição dessa pela figura da vó, que nem sempre consegue dar conta da educação integral de um neto, por mais bem intenciondas que estejam.

Quando uma criança não recebe os cuidados necessários para sua formação fica privada de avaliar a realidade adequadamente, de tomar decisões e fazer escolhas saudáveis para sua vida. Cuidado esse que exige um olhar permanente sobre a criança, um equilibrio constante entre satisfazer e frustrar, de acordo com o que o momento pede.

Mas tem algo mais. Como é fácil matar em nosso país! Contrata-se qualquer capanga para fazer o serviço. Geralmente as motivações que levam a querer eliminar, destruir o outro, são dinheiro, poder, desafetos, vinganças.

Na nossa cultura ainda é comum os homens matarem suas mulheres, apesar da lei Maria da Penha.

Atualmente nos deparamos com Eliza e Mércia, mais duas vítimas.

Quando é que o homem vai entender que ele é tão responsável quanto a mulher por uma gestação? Não tem mas nem meio mas...

Buda nos ensinou sobre os tres venenos da mente: Ambição, raiva e ignorância.

Freud nos ensinou sobre isto com uma linguagem mais acadêmica quando dizia que no início de nosso desenvolvimento só queremos sentir prazer e sermos satifeitos imediatamente. Somos movidos pelo prazer. Aos poucos, na interação com nossos pais, vamos aprendendo que isto não é possível, que a frustração é inevitável. Devemos aprender a lidar com a realidade e suportar frutrações, pois ao longo da vida sofreremos muitos “abalos císmicos” Nosso narcisismo sofrerá golpes e como sair dessas crises fortalecidos?

Quando não conseguimos desenvolver estas capacidades, o caminho fica desempedido para que os tres venenos sejam os senhores do Ego...aí, toda a sociedade perde com isto.

Eliza, Mércia, que os ceres celestiais as acolham e cuidem de vocês.

Um comentário:

  1. Oi, Monja!!!
    Fiquei horrorizada com esses últimos crimes do momento.
    Tb pensei como é possível um ser humano ter tamanha coragem em fazer o q o Bruno disse q os caras fizessem!!!
    Sou torcedora do Flamengo e
    tenho escutado bastante piadinhas nos útimos dias,
    mas respondo sempre as pessoas q
    o Flamengo n é responsável pela personalidade do Bruno.
    Isso é uma coisa dele e
    o time n tem nada a ver com isso.
    O q mais me choca nesses casos todos
    é q sempre a pessoa escolhida p cometer os crimes,
    é justamente uma pessoa q está na sociedade com o poder de nos proteger: o policial.
    Então, fico: como confiar neles???
    Quem quiser q confie, eu n!!!

    Se quiser responder em meu email p termos uma conversa,
    pode responder!!!

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir