segunda-feira, 3 de janeiro de 2011




FORMATURAS

Final de ano é uma festa. Além dos preparativos para o natal e ano novo, temos as formaturas que vão janeiro a dentro.

Atualmente cada passagem no currículo é motivo de celebração, começando pelo prézinho. Formatura quando conclui o 1º grau, de 2º grau e por fim a graduação, esta sim, motivo de orgulho e satisfação. Para muitas famílias a colação de grau na universidade é o coroamento de todo um investimento para encaminhar seus filhos.

A industria do entretenimento tem nas formaturas um segmento cada vez mais promissor, dado que vivemos numa sociedade que valoriza cada vez mais o conhecimento.

Historicamente, a mulher primeiro saiu de casa para trabalhar. Em seguida, estendeu seus passos para a universidade. Profissões que antes eram masculinas, hoje são cada vez mais ocupadas pelas mulheres, que investem mais em educação. Nada mais atual do que lembrar que acabamos de empossar a primeira presidenta de nosso país. Cursos antes considerados masculinos, hoje as mulheres são maioria. Temos exemplos da medicina, direito, odontologia, etc.

20 anos atrás as familias ainda se preocupavam em casar suas filhas. Hoje as familias se preocupam em formar suas filhas. A familia remodelada. O principal projeto de vida não é mais o casamento, que passou a ocupar um lugar menos central na vida das mulheres. Casamento e maternidade tem sido projetos de vida cada vez mais adiados em função das urgências da carreira profissional.

A cerimônia de formatura talvez esteja sendo a cerimônia principal na vida de uma mulher.

Será que este é realmente seu desejo?

Ou será mais um tributo pela sua autonomia e auto-sustentação?

É bom estar de volta dividindo algumas idéias com vocês.

Gasshô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário