quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

VOTO DO BODISATVA


" Seres são inumeráveis, faço o voto de salvá-los;

Desejos são inexauríveis, faço o voto de extinguí-los;

Portais do Darma são ilimitados, faço o voto de aprendê-los;

O caminho do Buda é insuperável, faço o voto de realizá-lo."



Esses são os votos de um praticante Budista. Mas o que é um Bodisatva?


Um Bodisatva é aquele que renuncia atingir a iluminação e faz votos de salvar todos os seres que estão em sofrimento. Toma a peito a dor alheia pois acolhe o sofrimento do outro com os olhos do coração, ajudando-o a atravessar para outra margem, esta libertadora.




Doença por grande compaixão.


Da loucura surgiu o amor, e esta é a razão da minha doença. Desde que todos os seres estão doentes, eu também estou. Quando eles se curam eu também estarei curado. E por quê?

Um Bodisatva entra no ciclo de morte e nascimento por causa de todos os seres(...)Se todos os seres estivessem livres de doença, o Bodisatva também estaria livre. Quando, por exemplo, adoece o único filho(...)adoecem também seus pais por preocupação com ele, e quando ele se recupera, os pais também voltam a saúde. Com um Bodisatva também é exatamente assim; ele ama todos os seres como a um filho e, enquanto todos os seres estão doentes, ele também esta doente e, quando eles saram, ele também sara. Perguntaste-me pela causa de minha doença; a doença de um Bodisatva é causada única e exclusivamente pela grande compaixão.

(Vimalakirtinirdesha-Sutra - século II dC)

Extraído do livro de Leonardo Boff , Princípio de Compaixão&Cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário