sábado, 20 de fevereiro de 2010


Todo mes de novembro acontece a feira do livro em Porto Alegre. Atualmente, mais por tradição, costumo fazer esse passeio entre as incontáveis estandes, circular entre as pessoas num vai e vem, pipoca, praças de alimentação, sessões de autógrafos...Nesse passeio no mundo encantado da literatura, me dou livros de presente. Alguns que recomendo: Espelhos de Eduardo Galeano; O Homem sem Gravidade de Charles Melman; Amor Líquido de Zygmunt Bauman; As Boas Mulheres da China de Xinran.

Atualmente estou lendo India, de Jean-Cleude Carrièrre. Ótimo, dá para entender um pouco melhor em que contexto histórico emerge Sidarta Gautama , o Buda. Tenho em pequeno grupo de amigas onde circulamos nossos livros, sendo que este é emprestado. Já tem gente na fila querendo lê-lo.

Na última feira fui com uma listinha que fico fazendo durante o ano. Mas tem também aquele olhar que paira sobre e de repente pousa em algum livro que pode ser interessante. Foi assim que adquiri o livro Princípio da Compaixão & Cuidado de Leonardo Boff com a participação de Werner Muller.

Nesse pequeno livro ele discorre sobre estes princípíos no oriente e no ocidente.

Justifica este trabalho por ser um tema de relevância atual, onde cada vez mais milhares de pessoas são vitimizadas pela competição, em detrimento da cooperação, estimulados por um mercado globalizante, que gera a pobreza e a crescente exclusão social em escala mundial, assim como também, a sistemática agressão ao sistema Terra, colocando em risco, de maneira irresponsável, o futuro da humanidade.

Realça a necessidade de elevar o pathos(sentimento) sob o logos(razão), para a construção de um mundo a partir de laços afetivos. Eu acresentaria também, o ethos, a ética. Nessa equação, a compaixão e o cuidado devem ser acessados e estimulados. Delicadamente, ele cita a obra do Pequeno Príncipe – “Só se vê bem com o coração.”

Se inspira na física quântica ao dizer que a lei fundamental do universo não é a competição e o triunfo do mais forte, e sim, a cooperação de todos com todos.

“Tudo esta ungido por uma rede incomensurável de relações...Tudo tem a ver com tudo, ..em todo os momentos e em todas as circunstâncias.”

Cita o filósofo Heideger...”ser no mundo com o outro...ser no mundo é cuidado!”

Seguindo, o livro traz uma coleção de textos que documentam e provocam nossa consciência para despertar que o “princípio da compaixão constitui uma importante corrente de nossa herança cultural e ética, sendo uma condição para a nossa sobrevivência.”

Boa leitura!

Gasshô

2 comentários:

  1. Bom dia Monha!
    Eu também gosto muito de ler, fiquei interessada no livro India, vou procurar. Atualmente estou lendo "Eu Busco Refúgio na Sangha "de Thich Nhat Hanh, muito bom.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Gosto mto de ler e fiquei interessada na sua dica do livro de Leonardo Boff.
    Axo q vou atrás, pois estudo filosofia e me é mto pertinente!!!

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir