domingo, 31 de janeiro de 2010

UM POUCO MAIS DE UMA CAMINHANTE...

Seguia praticando no Via Zen, que fica em Porto Alegre, distante 36 km de São Leopoldo, cidade onde moro e clinico há 23 anos, como psicóloga. Fiquei muitos anos nesse vai e vem e fui ficando cansada, pois para quem não sabe, a estrada entre uma cidade e outra é a BR 116, conhecida nossa pelos engarrafamentos e acidentes.
Sem ter muita consciência, iniciou-se um movimento para me aquietar, me instalar mais solidamente em São Leopoldo, cidade que desde que o PT assumiu há 5 anos, tem ficado cada vez mais bonita e agradável. Não estou fazendo nenhum tipo de propagando partidária mas isto é um fato, tanto que o atual prefeito foi reeleito pela esmagadora maioria dos eleitores. Estar distante 5 minutos de carro de quase tudo também é muito bom. Na falta de carro ônibus na frente da porta também...
Em 2006 passei a oferecer meditação no meu consultório, mas tinha um viés meio clínico e então em 2007 iniciei um grupo na Madhuban, um Centro de Ioga coordenado pela querida Chica, Francisca Fidelis, muito conhecida na cidade e que nos acolheu generosamente, sem nenhum interesse além de simpatizar com o Zen Budismo e de acreditar na meditação e seus benefícios. Era nosso zendô móvel ( zendô é a sala de meditação), pois montávamos e desmontávamos o zendô todas as sextas-feiras. Nosso altar foi montado em cima de uma mesinha de ferro. Minhas toalhas e trilhos de crochê feitas pela minha mãe passaram a ter lugar nobre – o altar do Buda.
A “broto sanga” estava tomando corpo e em 2008 fomos para nosso próprio espaço. Pequeno como nossa sanga, modesto como nossas intenções. Observem que eu ainda não era monja e sim uma preceitada, ou seja uma discípula leiga que tomou o refúgio formalmente e fez votos de seguir os preceitos budista para leigos numa cerimônia chamada Jukai. A minha foi oficiada por Mestre Moriyama Roshi e recebi o nome budista Kokai (Ko : votos, vocação . Kai : oceano), nome escolhido pela Monja Zuiten que significa um oceano vasto/profundo de vocação, votos. Isso foi em fevereiro de 2004.
Meu projeto inicial era ser um satélite do Via Zen na região do Vale do Sinos. Hoje percebo que eu já não queria mais essa correria, esse vai e vem , mas queria trazer junto comigo o Via Zen. Mas deixo esta história pra depois...
Vale do Rio do Sinos – Vale dos Sinos...Vale do Sinos – que confusão. Essa explicação também fica pra depois...
Gasshô.

Um comentário:

  1. Olá, Monja Kokai.

    Vi o anúncio do seu blog no site da Monja Coen e como ultimamente tenho me interessado mto pelo budismo visto q sou estudante de Filosofia e este tem me trazido respostas p mtas coisas, resolvi visitar seu blog e de ínicio, estou gostando mto!!!
    Parabéns!!!

    =**, Jowzinha

    ResponderExcluir